segunda-feira, agosto 24, 2009

Cuidados básicos para uma pele saudável




A gente só lembra da pele quando ela começa a dar sinais de exaustão... De repente, aquela manchinha, as rugas que sempre pegam a gente de surpresa, o rosto avermelhado naquele dia que você não esperava que fizesse tanto sol, os pés ásperos......E, embora hoje você possa contar com os quase-milagrosos recursos que as fábricas de cosméticos colocam à nossa disposição, prevenir ainda é o melhor jeito de garantir uma pele saudável e jovem por muito mais tempo.


Não se iluda a poluição do ar e o sol castigam o nosso corpo muitas vezes sem a gente sequer perceber. Não é só quando você passa por aquele caminhão soltando uma fumaça horrorosa que a poluição está agredindo sua pele. E nem é só antes de tostar ao sol que você deve lembrar de passar apressada uma camada de protetor solar. É no dia a dia que, com o passar do tempo, sua pele começa a mostrar que aquele sol bem fraquinho não era tão inofensivo assim.


A pele é a primeira parte do corpo que sente as mudanças pelas quais passamos durante nossa vida. Esfriou de repente? A pele fica mais ressecada. Os dias de vento da primavera? Sua pele parece adivinhar e perde elasticidade. Tanto quanto as variações climáticas, o tempo, este grande vilão, vai traçando desenhos em nós... A lendária Coco Chanel dizia que não existiam mulheres feias, apenas mulheres descuidadas. Nunca em toda a história dos cosméticos isto foi tão verdadeiro. Acredite, com alguns cuidados muito simples você prolonga a saúde e a juventude de sua pele.



A esteticista Daniela Kyrillos dá algumas dicas superfáceis que você deve seguir todos os dias, seja qual for a sua idade. Ninguém precisa se desesperar ao primeiro sinal de acne ou de rugas, mas em muitos casos, o ideal é procurar a orientação de um bom profissional e usar sempre produtos específicos para sua pele.



Cuidados diários com o rostoPasso


1: lavar o rosto - precisa estar sempre limpo, para livrar a pele de todos os resíduos que se acumulam durante o dia. Para isso, é bom usar um sabonete em gel, adequado para seu tipo de pele. Jamais utilize o sabonete do corpo para lavar o rosto, porque em geral estes sabonetes um pouco mais fortes e a pele do rosto é bem sensível. Já o contrário pode ser feito sem problemas!



Passo 2: equilibrar as loções para a pele são fundamentais para controlar o pH. Por isso, você só vai sentir os resultados quando tiver certeza de está usando o produto mais adequado para sua pele. Peles secas e peles oleosas não podem ser tratadas como se fossem a mesma coisa.


Passo 3: esfoliar - Os esfoliantes se encarregam da limpeza mais profunda e ajudam a retirar os resíduos que entopem os poros, mas devem ser usados apenas uma vez por semana. Em alguns casos, os esteticistas recomendam outras formas de utilização, mas em geral, nunca mais do que duas vezes por semana: as partículas do produto, responsáveis por aquela sensação de "areia" que vai "lixando" a pele, podem mesmo se transformar em uma agressão, sobretudo nos locais mais sensíveis, como em torno dos lábios. Importante: nenhum esfoliante deve ser usado na região dos olhos!


Passo 4: filtro solar -Se você só comprava filtro solar em dezembro, antes de viajar para a praia, prepare-se para uma surpresa. Os estudos mais modernos confirmam: protetor solar tem que ser usado todos os dias, seja qual for seu tom de pele. E mesmo que você vá passar o dia inteiro fechada no escritório. Use no mínimo o fator 15 e durante o dia não se esqueça de reforçar a dose.


Passo 5: máscaras - As máscaras são aliadas super importantes para manter a pele hidratada. O ideal é fazer o tratamento uma vez por semana ou a cada 15 dias. Fique tranqüila, pois você não vai precisar sair de casa para se cuidar. Apenas esteja certa de estar usando um produto compatível com seu tipo de pele para não se decepcionar com os resultados.



Linda em qualquer idade!


Os cuidados básicos variam muito pouco conforme a idade, o que muda realmente é o tipo de produto utilizado. A pele muda com o tempo e os cuidados também devem mudar. A partir dos 25 anos, você pode começar a procurar algo mais específico, mas nada de achar que você está velha e sair por aí comprando um milhão de produtos da moda. Isso não vai adiantar nada!
Quando a mulher chega aos 30 anos, começam a aparecer algumas marquinhas na pele, que indicam que você não se preocupou muito durante a juventude. Mulheres que fumam e que começaram a utilizar anticoncepcionais muito jovens têm que redobrar os esforços, pois essa combinação é uma verdadeira bomba para o organismo. Por isso, é sempre bom informar aos médicos se você têm o hábito de fumar para eles avaliarem qual é o melhor tratamento para o seu caso. É nessa época também que já podemos pensar naqueles cremes para passar ao redor dos olhos e dos lábios, as regiões que sentem o passar dos anos mais cedo.



Mulheres na menopausa


A menopausa provoca alterações hormonais que vão influenciar diretamente na saúde da pele. Mesmo antes disso, no período que os médicos chama de pré-menopausa, estas mudanças costumam se manifestar. A queda de produção do estrógeno, faz com que a pele se torne ressecada muito mais rápido, pois o corpo perde um pouco da sua capacidade de reter água. Nessa hora, nem é preciso enfatizar quão fundamental é beber muita água durante o dia e abusar dos cremes.
Durante essa fase, o corpo demanda um pouco mais de cuidados e o tratamento só em casa pode não ser o suficiente. É bom procurar uma clínica de estética que ofereça tratamentos de rejuvenescimento, com aplicação de produtos e massagem que vão garantir a saúde da pele.


Cuidados com o corpo


A pele do rosto é muito mais sensível, mas isso não quer dizer que você pode esquecer de todo resto de seu corpo. Sempre após o banho é recomendado dar uma boa hidratada na pele. Os esfoliantes também ajudam muito a preservar a maciez da pele e são poderosos aliados na luta contra o "ataque dos pêlos encravados"!


As pernas e as virilhas são as partes que mais sofrem, por isso é bom dar uma atenção especial a estas áreas. Sempre passe um hidratante no corpo após utilizar um esfoliante, para garantir a formação de uma nova pele bem saudável”.


Como toda mulher deve saber, a região que vai dos joelhos à cintura é a que mais sofre com acúmulos de gordura e exige cuidados especiais. É legal usar um creme específico, que auxilia a circulação sanguínea prevenindo contra o aparecimento de celulite e de estrias, as maiores inimigas das mulheres.


E os joelhos? Você já lembrou deles hoje? Pois é, se você olhar para eles e perceber que a pele da região está mais escura, significa que eles realmente foram esquecidos. Os joelhos sofrem a agressão do sol muito facilmente se não forem protegidos. Usar esfoliantes nessa região pode ser uma ótima dica para mudar esse quadro, além, é claro, de uma dose caprichada de filtro solar quando você tirar um dia para ficar estirada na praia. A mesma atenção você deve dedicar aos cotovelos e pés...


Bom meninas é isso ai, espero que gostem desta materia e que possam aprender algo assim como eu aprendi.


Beijo no coraçao de todas (os) :-)

3 comentários:

  1. Oi Raquel, tá caprichando muuuito no blog! Comecei a ler sua matéria ontem, e hoje vou terminar! hehehe
    Sabe, lembro quando vc começou o blog, já gostei e começei a seguir!Fui uma das primeiras a cometar eu acho hihi
    E meninas como vc realmente me inspiraram a criar o meu! Ficaria muuuuito feliz se você me linkasse!! Você já está lá!

    http://ruivademinas.blogspot.com

    Um beijo grande, que nós possamos trocar muitas dicas ainda hehehe

    ResponderExcluir
  2. Oi, td bem?? Adorei o post!! Tem um selinho no meu blog para você!!
    Beijoss..

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :-) Aqui mesmo responderei a qualquer pergunta.
Beijuuuuussss.
Raquel